Como Meditar: Os 6 Maiores obstáculos para a meditação

Meditação

Você tem muita dificuldade em praticar a meditação. Mesmo com todos os CDs de meditação, de frequentar aulas de meditação e ler alguns livros sobre meditação, mesmo assim você ainda não é capaz de incorporá-lo em seu dia a dia. No entanto, pra mim os CDs de meditação servem para uma coisa; são ótimos para dormir. Na verdade, você sempre se sentiu como se estivesse muito ocupado para meditar ou ainda não sabe como meditar? Não fique preocupado, você não é o único.

A triste verdade é que, enquanto a maioria de nós está ciente dos benefícios da meditação, muito poucos de nós realmente têm uma prática de meditação regular. Há uma série de obstáculos que temos que superar, para conseguir incorporar a meditação em nossas vidas. E é superando esses obstáculos que vamos experimentar mais paz e alegria em nossa vida, e se tornar menos reativo e menos estressado e adquirindo mais energia e criatividade. Sei que você pode experimentar estes benefícios também!

Porém, primeiro, vamos definir o que é meditação? Muitos de nós temos ideias erradas sobre meditação. O equívoco mais comum é que a meditação é sobre como se livrar do pensamento! Meditação, ao contrário, é se tornar o observador do pensamento ao invés do reator para o pensamento. O que para muitos é muito difícil.

A meditação, pura e simples, é estar totalmente presente no momento! Neste estado meditativo você está ciente da verdade de quem você realmente é além de seu corpo e sua mente.

Portanto, agora que sabemos o que é meditação, basta incorporá-lo em nossa vida diária, não é? Sei que as razões pelas quais eu tenha lutado antes de me dedicar a prática de meditação, muitos passaram ou passam por isso. O difícil é se propor a começar e o como meditar vamos melhorando a cada dia.

Então separei os seis maiores obstáculos que podemos ter ao praticar a meditação, e como você pode superá-los!

Obstáculo 1- Não ter tempo suficiente

O maior obstáculo que as pessoas enfrentam é o TEMPO. Nós não temos tempo suficiente para meditar! E isso é mundial! (Pessoas do mundo todo se queixam de não ter tempo suficiente para meditar).

No entanto, vou passar pra você quatro maneiras simples de incluir a meditação em sua vida, sem tomar qualquer tempo.

Em primeiro lugar, transforme seu tempo de espera em tempo meditando.

Nós passamos em média de 45-60 minutos esperando. Pelo trânsito que não anda, no ônibus até o trabalho e de volta para casa, na fila do supermercado e muitas outras esperas que temos ao longo do dia. No entanto, esses preciosos “tempos de espera” podem ser convertidos muitas vezes em meditação.

Então, da próxima vez que você tenha que esperar aproveite para meditar e prestar atenção na sua respiração. Ou na espera na fila do supermercado, aproveite para sorrir por dentro, você vai ver como as pessoas são mais receptivas quando estamos sorrindo por dentro. É uma ótima experiência.

Em segundo lugar, incorpore a meditação em qualquer uma dessas atividades diárias como:

* Quando escovar os dentes;

* Quando esvaziar a máquina de lavar louça;

* Durante o banho;

* Durante almoçar ou tomar café;

* Quando estender a roupa no varal;

* Quando dobrar roupa e passar a roupa;

* Quando varrer o quintal ou molhar as plantas, etc.

Quando você escovar os dentes, observe sua respiração. Ou preste atenção na vitalidade em suas mãos e boca. Quando você esvaziar a máquina de lavar louça, ou retirar a roupa, sinta a vivacidade em sua mão quando você pega cada objeto.

Em terceiro lugar, ter um cão ou um gato pode ser uma forma de meditação! Quando você sair para passear com seu bichinho aproveite o momento para meditar. Ao passear com ele perceber a vitalidade em seus pés a cada passo. Observe às árvores, pássaros, as construções, tudo que está ao seu redor. E aproveite quando você acariciar seu bichinho observe a suavidade de seu pelo. Seja completamente presente na vida, pois eles precisam de carinho e atenção também!

E último e quarta, aproveite para meditar no percurso que fazemos para ir ao trabalho ou a qualquer outro lugar! É claro, não feche os olhos enquanto estiver dirigindo. Porém esteja completamente presente durante o trajeto e com os olhos bem abertos. Mas, preste atenção em suas mãos o como você toca no volante. E sempre que parar no sinal observe sua respiração.

Estas são algumas maneiras simples de meditação que você pode incorporar sua vida diária, sem tomar qualquer tempo. Agora você não tem mais desculpas! E se todos nós fizemos essas coisas simples, nós teríamos uma prática de meditação diária. Pense nisso!

Obstáculo 2: Falta de Autodisciplina

O segundo maior obstáculo que as pessoas enfrentam ao incorporar a meditação em suas vidas é a falta de auto-disciplina! Pois para meditar você precisa de disciplina. Eu sei que muito de nós começam com muita empolgação e exercitam a meditação e isso dura por algumas semanas, e depois, não temos a disciplina necessária para continuar.

Portanto, se você não tem auto-disciplina, vale encontrar um parceiro para praticar a meditação! Pergunte ao seu cônjuge, companheiro, filho(a), amigo para acompanhá-lo em incorporar a meditação. Assim como um parceiro de exercício é benéfico e produtivo, um parceiro de meditação pode ser demasiado!

Obstáculo 3: Não ter o lugar certo para meditar

O terceiro maior obstáculo é de não ter um lugar certo ou espaço para meditar! Este é um obstáculo muito percebido. Você pode literalmente meditar em qualquer lugar; enquanto estiver dirigindo um carro ou a pé através de um shopping lotado. Porém, enquanto você ainda não tem esse controle é preciso ter um lugar tranquilo para meditar.

Frequentemente as pessoas não usam ter um lugar especial ou área específica como uma desculpa para não meditar. Se esperarmos as circunstâncias certas para meditar, nós nunca vamos fazê-lo.

Então é importante eleger um lugar para meditar, pode ser num canto da sala, do quarto, na sacada ou até mesmo no jardim apreciando a natureza.

Obstáculo 4: Adormecer

O quarto obstáculo e mais comum para a meditação é adormecer. E podemos encontrar muitos que dizem por ai que está tudo bem se você cair no sono, porque você ainda está recebendo os benefícios da meditação… O único benefício que você está recebendo é um sono tranquilo! Que não deixa de ser um benefício também! Porém não podemos nos esquecer que a meditação é a consciência. É estar totalmente presente no momento. Quando você está dormindo, você está dormindo, não meditando.

Aqui estão algumas dicas para você NÃO cair no sono durante a meditação:  

1- Não medite à noite antes de dormir. Porém, muitos de nós queremos meditar diariamente, mas não pensa sobre isso até que estamos na cama deitados prontos para dormir ou se preparando. Pensar em meditar agora? É claro que vamos adormecer.

2- Tente meditar pela manhã ou ao meio dia, quando você está alerta.

3- Medite em pequenos intervalos ao longo do dia. Sempre observando sua respiração por alguns minutos enquanto escova os dentes ou tomar banho.

Obstáculo 5: distrações

A quinta queixa mais comum das pessoas é que há muitas distrações para meditar. No entanto, distrações não têm que ser distrações.

Por exemplo, durante sua meditação, seu bichinho vem até você e começa a pedir atenção e ele não irá parar até ele conseguir. Nesse momento a maioria das pessoas, iriam se distrair e seria uma desculpa para parar de meditar. Em vez disso, abra seus olhos, sente-se no chão com ele e o acaricie enquanto percebe sua respiração. Incorporei seu bichinho em sua meditação. Em vez de permitir que ele se torne uma distração, ele se tornará sua meditação!

Se você está meditando e uma distração acontecer. Basta perceber. Observe se é algo que precisa de sua atenção, se não deixe ir e retorne a observar sua respiração!

Obstáculo 6: Não saber como meditar

Outro obstáculo que muitas pessoas sentem é que eles não sabem como meditar. E com isso tornamos a meditação mais complicada do que realmente é! Só para lembrar, a meditação é sobre estar presente no momento. O que você tem que descobrir qual é a pratica que funciona melhor para você! E isso só vem com pesquisa e experimentação.

Contudo vimos que você pode incorporar a meditação em sua vida, como já citei acima, sem atrapalhar seus horários. Sua vida pode tornar-se uma meditação. É nesses momentos ao longo do dia que estamos totalmente presente no momento que importa. E através da meditação, descobrimos a felicidade de ser o que nós somos!

Então boa meditação!!

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